Municípios
Centro de testagem da Covid-19 encerra serviço um dia após ser aberto em Belém
Compartilhe:
O serviço no Centro de testagem da Covid-19 de Belém foi encerrado da tarde desta quarta-feira (12), pouco mais de 24 horas após os testes começarem a ser feitos no local, na terça-feira (11).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), o serviço será ofertado em novo local fixo e também de forma itinerante, mas o cronograma ainda será estabelecido.
Por volta das 13h estavam sendo atendidos apenas as pessoas que chegaram no local até as 12h.
A medida foi tomada após familiares de alunos reclamarem da proximidade entre o local de testagem e a circulação de alunos na área da escola, onde o centro foi instalado, no bairro Pedreira.
No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, os testes foram interrompidos por causa da alta procura registrada nos dois dias e não pela reclamação dos pais.
Conforme a prefeitura, era previsto uma média de 200 testes diários e foram feitos 1,5 mil em pouco mais de um dia. A prefeitura diz que os testes estão em análise e não divulgou quantos resultados positivos entre os 1.500 testes feitos.
Polêmica envolvendo local do centro
Centro de testagem para Covid começa a funcionar em Belém. — Foto: Luciano Cuns / TV Liberal
O centro começou a funcionar na terça-feira no bairro Pedreira na quadra de esportes de uma escola e funcionaria por tempo indeterminado. O local foi aberto com intuito de ser exclusivo para testagem, sem atendimento médicos.
Porém, pais de alguns alunos demonstraram preocupação pela proximidade do serviço com a circulação de crianças, algumas ainda não vacinadas. A Secretaria de Saúde informou, contudo, que a distância era segura e argumentou ainda que pessoas da escola também eram testadas.
Onde fazer testes da Covid-19:
Além do s novos locais que devem ser divulgados pela prefeitura e do teste particular encontrado em algumas farmácia, o teste pode ser feito em algumas unidades de saúde, segundo a prefeitura. .
“A Sesma reitera que a testagem contra a Covid-19 segue disponível nas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), nas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão funcionando 24h, e nos dois Hospitais Municipais de Pronto Socorro, Mário Pinotti e Humberto Maradei, além do Hospital Geral de Mosqueiro”, informou a secretaria em nota.
G1.globo.com